Conexão ODS

Por Daniela Abreu – Jornaista e Multiplicadora ODS

O Conexão ODS foi um dos projetos oriundos da Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Apresentado em Campos, Rio das Ostras e Saquarema, a proposta é conectar, por meio de lives quinzenais, a sociedade civil organizada, empresários, empreendedores, acadêmicos e gestores públicos, com agentes destes mesmos setores, que já atuam em congruência e observância a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na construção da Agenda 2030. 

Agenda 2030 – Em 2015, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), lançou o Plano de Ação para o Planeta, as Pessoas e a Prosperidade. O documento é composto de 17 objetivos e 169 metas para que alcancemos um modelo de desenvolvimento sustentável que permita a continuidade da vida no planeta.

Os 17 ODS mesclam as três dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental, o que torna esses objetivos integrados e indivisíveis.

Territorialização e Aceleração dos ODS – O projeto, implementado pelo PNUD e Petrobras desde 2019, promove a capacitação de agentes multiplicadores do poder público, do setor acadêmico, iniciativa privada e sociedade civil organizada, culminando com a seleção de projetos a serem implantados, nos municípios participantes. Atualmente 116 municípios do país, que contam com ações da Petrobras,10 deles no Rio de Janeiro e de outros 13 estados, participam do projeto. Uma jornada coletiva, em busca do desenvolvimento.

A Territorialização e Aceleração dos ODS visa ampliar a capacidade dos governos municipais, sociedade civil e setor privado atuarem de forma integrada entre si e aos 17 ODS e suas 169 metas, com ações e políticas aceleradoras do desenvolvimento sustentável local.

Conheça Os 17 ODS

1. Erradicação da pobreza

Desenvolve produtos ou serviços que beneficiam e melhoram a qualidade de vida de grupos economicamente vulneráveis.

2. Fome zero e agricultura sustentável

Apoia pequenos produtores de alimentos e a agricultura familiar.

3. Saúde e Bem-estar

Incentiva comportamentos saudáveis entre seus públicos e melhora o acesso de seus colaboradores aos cuidados com a saúde.

4. Educação de qualidade

Assegura que os funcionários de suas operações diretas e da cadeia de fornecimento tenham acesso a treinamento profissional e oportunidades de aprendizagem

5. Igualdade de Gênero

Trata mulheres e homens de forma justa, com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários.

Respeita e apoia os direitos humanos e combate toda e qualquer discriminação à diversidade.

6. Água potável e Saneamento

Implanta estratégias de gestão da água que sejam ambientalmente sustentáveis  e economicamente benéficas na região hidrográfica onde atua.

7. Energia Acessível e Limpa

Aumenta sua eficiência energética, utiliza fontes renováveis e leva essas mesmas ações à sua cadeia de suprimentos.

8. Trabalho decente e crescimento econômico

Garante condições de trabalho decente para funcionários em toda a sua operação e na cadeia de negócios e suprimentos. Cria empregos decentes e formais em setores intensivos em mão de obra. Educa e treina para o trabalho.

9. Indústria, Inovação e Infra-estrutura

Investe em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios Que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente.

10. Redução das desigualdades

Cria e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que visam explicitamente às necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas. Desenvolve políticas de compras que beneficiam pequenas empresas da região em que atua.

11. Cidades e comunidades sustentáveis

Pesquisa, desenvolve e implanta produtos e serviços que melhoram o acesso a edifícios resilientes, mobilidade eficiente, limpa e moderna e a espaços comuns verdes.

Reflete sobre as melhores políticas de deslocamento e mobilidade de Funcionários, bem como de produtos e matéria-prima, dentro do contexto urbano.

12. Consumo e produção responsáveis

Desenvolve, implementa e compartilha soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, informar o consumidor por meio de políticas de rotulagem e monitora a eficácia dessa ação buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade.

13. Ação contra a mudança global do clima

Reduz substancialmente as emissões associadas às operações próprias e às da cadeia de suprimentos, em alinhamento com os mecanismos de regulação climática.

14. Vida na água

Pesquisa, desenvolve e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que eliminam impactos nos ecossistemas oceânicos e colaboram para sua restauração.

15. Vida terrestre

Implementa políticas e práticas para proteger os ecossistemas naturais que são afetados por suas atividades e pelas ações de sua cadeia de suprimentos.

Investe em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de produtos, embalagens biodegradáveis, proporcionando assim uma mudança na própria indústria.

16. Paz, justiça e instituições eficazes

Identifica e toma medidas eficazes contra a corrupção e a violência, nas suas próprias operações e nas de sua cadeia de abastecimento.

17. Parcerias e meios de implementação

Atua em conjunto com o governo e sociedade civil em prol dos Objetivos De Desenvolvimento Sustentável

Para auxiliar na implementação dos ODS nas empresas, a SGS lançou a Plataforma 2030 TODAY, que cria vantagens competitivas e otimiza processos. Além de agregar valor otimizando tempo e centralizando os dados e valorizando a sustentabilidade corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *